Ferramenta “Defesa Civil Alerta” chega a Sergipe

Entre esta segunda-feira, 31, e sexta-feira, 4, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), realiza, em Sergipe, capacitação sobre o ‘Defesa Civil Alerta’ (DCA). Essa ferramenta foi idealizada para o envio de mensagens sonoras e/ou visuais sobre iminência de risco de desastres naturais ou causados pelo homem.

O conteúdo está sendo apresentado à equipe da Defesa Civil estadual, que será inicialmente responsável pela emissão dos alertas DCA no território sergipano, utilizando a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). O objetivo da tecnologia é proporcionar mais segurança à população, complementando outras ferramentas de alerta de emergências, disponíveis para a prevenção e mitigação dos impactos de desastres, com a finalidade de avisar e orientar as pessoas que estão em áreas de risco para que tomem ações imediatas.

De acordo com o representante da Sedec, Danilo Piva Júnior, após a implantação da fase piloto nas regiões Sul e Sudeste em 2024, com alertas para o Rio Grande do Sul e outros estados com situações críticas em 36 municípios, o MIDR está planejando expandir o sistema para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A Nordeste será a primeira a receber essa tecnologia inovadora.

O superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, ressaltou a importância do sistema para Sergipe: “Sergipe não está isento de desastres e também precisa de um sistema de alerta eficaz para proteger sua população. A implantação do ‘Defesa Civil Alerta’ é uma ferramenta fundamental para salvar vidas e minimizar danos durante a previsibilidade de desastres extremos e severos. As mensagens podem ser enviadas rapidamente para uma grande quantidade de pessoas em uma área de risco específica, sem a necessidade de cadastro prévio.”

Tatiane Martins, representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, complementou: “Essa primeira fase, em que estamos tendo contato com as equipes das defesas civis estaduais, visa conhecer a estrutura de cada estado e capacitar as equipes de monitoramento. Em um segundo momento, iremos realizar um ‘alerta teste’ para a população.”

Fonte: Governo de Sergipe

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o App da Rádio Brejo Grande FM!

acidentes Ana Paula aplicativo de rádio app Brejo Grande FM app Brejo Grande FM iPhone app para Android Aracaju autismo Brejo Grande Brejo Grande FM Brejo Grande SE brejo Grande Sergipe brejo Sport's Buses clipe confiança Delegada Katarina featured Hotels Kaique Luiz lançamento de aplicativo lançamentos Larissa Costa luanzinho Moraes música música ao vivo Neópolis notícias notícias regionais ouvir rádio online Play Store polícia Portal Brejo Grande FM programação rádio ao vivo Rádio Brejo Grande FM rádio digital rádio no celular rádio online Sergipe streaming de rádio são João Tech Villa do forró Wi-fi

Abrir bate-papo
1
Peça sua música favorita!
Olá 👋 participe da nossa programação.