Ligue-se a nós

Oi, o que você está procurando?

Esporte

CBF diz que proibição de subida na bola segue orientação da Conmebol

Getting your Trinity Audio player ready...

A instrução aconteceu diante de uma orientação feita pela Conmebol aos árbitros do quadro da Fifa

CBF diz que proibição de subida na bola segue orientação da Conmebol

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF emitiu uma nota neste domingo (6) para explicar mais a proibição de subida na bola, informada por uma circular da comissão de arbitragem. Segundo o comunicado, a instrução aconteceu diante de uma orientação feita pela Conmebol aos árbitros do quadro da Fifa.
‘Quem subir na bola durante o jogo deve levar cartão amarelo, de acordo com a definição trazida pela CBF ao Brasil’ -mencionando agora a Conmebol.
A medida, segundo a comissão de arbitragem, é para evitar confusão nas partidas.
Em ofício distribuído na sexta-feira às federações estaduais, a comissão de arbitragem da CBF pontuou que subir na bola com os dois pés “gera transtornos generalizados” nas partidas, além de “risco de lesão para o próprio jogador”.
O presidente da comissão, Rodrigo Cintra, mencionou o trecho da regra que trata de “falta de respeito pelo futebol” como argumentação para aplicação do cartão amarelo, com marcação de tiro livre indireto.
A determinação foi criticada por jogadores como Memphis Depay e Neymar.
A NOTA DA CBF
“A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental.
O objetivo da Comissão de Arbitragem é orientar clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a Seleção Brasileira, em todas as suas categorias.
Na semana passada, a CONMEBOL orientou os árbitros Internacionais e assessores atuantes nas competições continentais (Copa Libertadores e Sul-Americana) da necessidade do cumprimento da medida técnica e disciplinar, tiro livre indireto e cartão amarelo, respectivamente, quando um atleta realizar o referido ato.
No último domingo (30), um jogador brasileiro e um boliviano foram advertidos com cartão amarelo em uma partida do Sul-Americano Sub-17, por esta ação em dois momentos distintos da mesma partida”.

LEIA ESSAS TAMBÉM

Negócios

Com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais e uma trajetória marcada por visão empreendedora, Neto Shineray se tornou um dos principais nomes...

Brejo Grande

O ex-prefeito de Brejo Grande, Carlinhos Ferreira, participou de uma ação solidária especial em comemoração ao Dia das Crianças, reforçando sua atuação voltada ao...

Brejo Grande

Em Brejo Grande, a Brejo Grande FM reforça a importância de parcerias com poder público, comércio local e comunidade para fortalecer a comunicação A...

Estrelas da Terra 2025

Na noite do dia 23 de agosto de 2025, o Marinas Club, em Brejo Grande (SE), foi palco da primeira edição do Prêmio Estrelas...